top of page
unaerp fachada.jpg

Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP

CURSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS 

A Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) foi reconhecida como Universidade em 1985, porém, a Associação de Ensino de Ribeirão Preto, quase centenária, tornou-se sua mantenedora em 1959.

O curso de Ciências Farmacêuticas da UNAERP, iniciado em 1987, completou 32 anos oferecendo formação nas principais áreas de atuação do farmacêutico. Em sua origem, obedecia à determinação do currículo mínimo e disponibilizava duas habilitações, a Industrial e a Bioquímica. Com projetos pedagógicos sólidos desde seus primórdios, em 2000, evoluímos para as Habilitações em Fármacos e Medicamentos e em Análises Clínicas e, a partir de 2002, extintas as habilitações, deu-se início à formação generalista.

Desde seus primórdios, o curso de Ciências Farmacêuticas tem como proposta pedagógica distanciar-se da separação entre básico e profissional, trazendo a realidade para os bancos escolares. Para tanto, a abordagem sempre priorizou a contextualização e a prática, favorecendo a inserção de nossos egressos no mercado de trabalho.

E para cumprir proposta arrojada, o investimento em professores competentes, com inserção no mercado de trabalho, bem como em infraestrutura, são pontos determinantes para a sólida formação. Em infraestrutura, investiu-se, há 24 anos, na criação do Laboratório de Análises Clínicas e, há 15 anos, na Farmácia Universitária.

Com tamanha responsabilidade assumida por gestores, professores e funcionários, o curso de Ciências Farmacêuticas busca continuamente a excelência no ensino. E, para alcançá-la, sistematicamente atualizam-se seus conteúdos curriculares, acompanhando as necessidades da sociedade e do mercado profissional; utilizam-se metodologias ativas de ensino; e aprimoram-se os estágios, a oferta de iniciação científica e de atividades de extensão, entre outros.

WhatsApp Image 2019-10-15 at 11.02.37.jp
WhatsApp Image 2019-10-15 at 11.02.38.jp

E chegamos aos dias de hoje com novos desafios. Desafios no ensino-aprendizagem; desafios de manutenção da qualidade de ensino no universo, e duzentos e oitenta cursos de Farmácia no Estado de São Paulo; desafios de acolhimento de jovens oriundos de diferentes níveis socioeconômicos, culturais, educacionais e emocionais; desafios para acompanhar as mudanças instantâneas no conhecimento e nas tecnologias; desafios que já conhecemos e aqueles sequer imaginados.

O curso de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Ribeirão Preto entende que o momento é ímpar para o ensino superior em nosso país e para a profissão Farmacêutica e se mostra seguro quanto ao caminho a ser percorrido. Está ciente dos desafios vindouros, porém tem a tranquilidade da experiência e a coragem daqueles que abraçaram a missão de educar e profissionalizar com o idealismo construtivo e sólida formação ética.

bottom of page