top of page
DJI_0872.jpg

Centro Universitário Barão de Mauá

CURSO DE FARMÁCIA

A Instituição de Ensino Superior Barão de Mauá foi criada em 1968, inicialmente como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, com o intuito de formar profissionais para o exercício do magistério. O credenciamento como Centro Universitário Barão de Mauá (CBM) foi aprovado em 1998 com a abertura de cursos na área da saúde, entre eles, o Curso de Farmácia em que o projeto pedagógico apresentava as modalidades do Farmacêutico-Industrial e o Farmacêutico-Bioquímico.

Em 2003, houve implantação do currículo generalista, em regime anual, com 360 horas de estágio e, em 2005, foi instituído o curso noturno de Farmácia.

FARMACIA_BARÃO.jpg

Em 2011 e 2012 não houve formação de turmas e em 2013, uma nova proposta para o Curso foi implementada. O Projeto Pedagógico do Curso foi reestruturado desde a matriz curricular até os estágios supervisionados. Na matriz curricular foram introduzidas disciplinas inovadoras, denominadas Projetos Farmacêuticos, cuja proposta foi o desenvolvimento de uma atividade de extensão, trabalho científico ou produto farmacêutico com a utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) e de metodologia ativa baseada em projetos. Considerando a necessidade do perfil dos estudantes, que em sua maioria são trabalhadores, de dupla jornada, que ingressam de forma precoce no mercado de trabalho e possivelmente possuindo dificuldades para os estudos e realização de estágios, requisito imprescindível à área da Saúde.

FARMACIA BARÃO.2.jpg

Foi criado o Laboratório de Práticas Farmacêuticas onde se desenvolvem o Estágio Interno Supervisionado com atividades obrigatórias de manipulação de medicamentos (alopáticos e homeopáticos) incluindo fitoterápicos, cosméticos e controle de qualidade. Outra possibilidade do estudante vivenciar a área profissional farmacêutica é o estágio na Atenção Básica pelo convênio estabelecido com a Secretaria Municipal de Saúde nas Unidades de Saúde do Distrito Norte de Ribeirão Preto.

Atualmente o corpo docente do Curso de Farmácia conta com mais de 90% do quadro com titulação mestre e doutores e participam de capacitação permanente planejada e programada pelo Departamento Didático Pedagógico que inclui cursos informativos sobre os estudantes com necessidades especiais, elaboração de planos de aprendizagem, capacitação em metodologias ativas entre outros. 

Sendo um Centro Universitário, a Instituição apoia projetos de investigação científica por meio do Programa de Iniciação Científica (PIC) em que o curso de Farmácia desenvolve 5 projetos sendo 1 integrado com a área de Estética e Cosmética e 4 da área farmacêutica (uso racional de medicamentos, plantas medicinais e fitoterápicos, cosméticos).

Há também a possibilidade de intercâmbio com Universidades estrangeiras como a de Porto em Portugal. Desde 2016, estudantes do curso vão realizar o intercâmbio ampliando a troca de experiências educacionais.

O curso de Farmácia do CeuBM, com 21 anos de existência, apresenta-se hoje com uma perspectiva de mudança com a instalação da Farmácia Universitária que irá proporcionar aos estudantes a oportunidade de realizar atividades práticas cuja aprendizagem vai além do conteúdo, ou seja, a matriz por competências poderá ser definitivamente implantada, seguindo as novas Diretrizes Nacionais Curriculares (Resolução CES/CNE Nº 6, de 19 de outubro de 2017).

bottom of page