top of page

PROCESSO HISTÓRICO DOS ENFARUNIs

O Encontro de Farmácias Universitárias (ENFARUNI) iniciou-se em 2006, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo como tema “O papel das Farmácias Universitárias no Ensino Farmacêutico”, com o objetivo de estabelecer-se um fórum de debates sobre os diversos temas ligados às Farmácias Universitárias, com ênfase na utilização dos conhecimentos gerados pelas Ciências Farmacêuticas e na disponibilidade de tecnologias passíveis de utilização em nossa realidade econômica e social, bem como, na implicação social e ética do futuro farmacêutico. Almejava-se a possibilidade de pensar no desenvolvimento de um modelo de Farmácia Universitária para o País, que fosse factível de ser implantado. Criou-se o Grupo de Representantes de Farmácias Escola (GRUFE) e uma proposta de elaboração de padrões mínimos para o funcionamento das Farmácias Universitárias.

O II ENFARUNI, 2009, também realizado na UFRJ, teve como tema: “Farmácias Escola: discutindo o hoje para a construção do amanhã.” Obteve como resultado fundamental a consolidação desses encontros como fóruns permanentes de debates, assim como aprovou a proposta “Padrões Mínimos para as Farmácias Escola” e reconheceu a necessidade de formalização do GRUFE através da criação de uma associação.

 O III ENFARUNI (2011, Universidade Federal de Goiás/UFG), o IV ENFARUNI (2012, Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e o V ENFARUNI (2013, Universidade Federal de Alfenas) deram seguimento à discussão sobre o papel da Farmácia Universitária no ensino farmacêutico, com o envolvimento da graduação, pesquisa e extensão e geraram produtos tais como a criação de um grupo de discussão virtual, o resgate da discussão sobre a proposta de Padrões Mínimos para Farmácias Universitárias e sobre a relação das Farmácias Universitárias com as ANVISA, na adequação das legislações para atender às necessidades das Farmácias Universitárias, assim como a questão do gerenciamento dos gerenciamento de resíduos sólidos.

No VI ENFARUNI (2014, UFG), foi proposta a organização de um fórum de farmácias universitárias, com o objetivo de reunir propostas do colegiado de Farmácias Universitárias e fortalecer as discussões. No VII ENFARUNI (2015, Universidade Federal do Piauí), discute-se e é criado o conceito de Farmácia Universitária, tendo como seu produto e marco importante a criação do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias Em 2016, na Universidade de São Paulo – Campus SP, ocorre o VIII ENFARUNI, com a aprovação e estabelecimento de um marco fundamental na discussão das Farmácias Universitárias: os seus padrões mínimos. No IX ENFARUNI (2017, Universidade Federal do Ceará), aprofunda-se a discussão do importante tema da gestão das Farmácias Universitárias, fundamental no cumprimento dos padrões mínimos, por exemplo. Em 2018, em Petrolina, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), aconteceu o X ENFARUNI, sendo discutida a relação da Farmácia Universitária como local de ensino-aprendizagem aplicado aos eixos Cuidado, Gestão e Tecnologia e Inovação em Saúde.

Em Ribeirão Preto, o XI ENFARUNI abrangerá a temática do Cuidado Farmacêutico, pretendendo iniciar a discussão em importante área de atuação, sendo a Farmácia Universitária um dos principais cenários para o fortalecimento das competências necessárias.

Neste breve histórico do ENFARUNI, já estamos com os olhos no futuro e lembramos e saudamos o XII ENFARUNI, a ser realizado na Universidade Federal de Sergipe, em 2020.

​

​

​

​

​

​

​

​

bottom of page